segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O Fim do Kurumin Linux!!!

Olá pessoal,

Depois de um longo tempo afastado das postagens aqui do blog devido a atividades da universidade venho aqui retornar as postagens com um tema um tanto chato, O Fim do Kurumin!

Tantas e tantas pessoas foram a que começaram a usar o linux através do Kurumin.

Lembro como se fosse hoje, em 2006 quando eu estava no laboratório de informática do CEFET-PB UnED Cajazeiras chega uma amigo meu com um cd genérico com o nome “Kurumin 3.2”, e me diz que o mesmo é bom e tal e rapidamente peguei o mesmo e coloquei no pc e mudei o boot do pc para o cdrom.

Grande foi a minha surpresa quando vi o Kurumin ter uma aparência tão amigável e com quase todos os softwares básicos instalados. Naquele primeiro contato escutei música, naveguei pelo gerenciador de arquivos e acredito que até dei uma olhadinha na rede do colégio pela a aplicação gráfica do Samba. Fiquei maravilhado com o mesmo!!!

O mesmo totalmente customizado para o público brasileiro, uma distro linux com CARA E CHEIRO DE BRASIL!!!

Depois disso fiquei usando o mesmo através do live cd e também instalei o Kurumin no meu pc em casa. Também instalei o mesmo em dois laboratórios da UnED de Cajazeiras e os alunos acharam interessante a distro.

A partir disso o Kurumin ficou como minha distro principal por muito tempo pois o mesmo atendia a todas as minhas necessidades e além do mais o mesmo era confiável e muito bem elaborado.

Quando iniciei na Universidade o Kurumin foi junto com meu pc, continuei com o mesmo por um tempo bom e inclusive instalei o mesmo no PC de um amigo da faculdade que também adorou o sistema; o mesmo adorou tanto que precisou atualizar o pc dele porém relutou muito em usar outra distro. Com a descontinuidade de atualizações do mesmo acabei migrando para o ubuntu, apesar de gostar muito do Kurumin.

Eis que um dia um amigo meu do trabalho do projeto me apresentou o Kurumin NG. Fiquei muito alegre com a notícia pois com um projeto com tanta popularidade não poderia morrer assim de uma hora para outra.

Mas agora a pouco achei notícias tristes sobre o fim do Kurumin. O novo desenvolvedor que assumiu o Kurumin através do projeto Kurumin NG(Next Generation) abandonou o barco do projeto e o mesmo se encerrou.

É triste saber que uma distro que tinha tantos usuários acabe assim rapidamente. Até hoje o Kurumin foi pra mim a distro Linux que mais me surpreendeu e acredito que isto também acontece com milhares de usuários em todo país.


Para mais detalhes sobre o ocorrido vão abaixo alguns links que podem esclarecer melhor o fato:

(Pronunciamento do Carlos Morimoto sobre o assunto)

0 comentários: